Para um projeto bem desenvolvido, um briefing completo.

blog1

Quando traduzida literalmente, a palavra briefing significa “instrução” e, em suma, é para isso que serve. O objetivo principal do briefing é acumular a maior quantidade de informações pertinentes a uma empresa e seus objetivos para a realização de um determinado projeto. Por isso, se a intenção é que o projeto funcione e seja efetivo (o que é normalmente esperado), é importante que essas informações sejam transmitidas da forma mais completa e clara possível.

As agências e empresas trabalham com diferentes tipos de briefing, cada uma solicita os informes que lhe são importantes para dar andamento ao projeto. Mas para todas, ele funciona da mesma forma, ou seja, como o ponto de partida, direcionando o plano para os caminhos certos e, principalmente, para o resultado desejado. Existem também os dados que são considerados complementares, mas que fazem toda a diferença.

Depois que os principais pontos forem estabelecidos, fica bem mais fácil de seguir um linha de trabalho para o desenvolvimento do projeto e fazer com que as coisas saiam conforme o imaginado. Fica mais fácil também realizar análises de mercado, pois quanto mais se souber sobre o assunto, mais segmentadas podem ser as pesquisas, o que, consequentemente, permitirá um trabalho mais direcionado e com maiores chances de dar certo.

O Briefing funciona ainda como uma espécie de remédio para a memória. Afinal, todas as informações estarão registradas e disponíveis para a consulta quando necessário. O que facilita o processo de desenvolvimento, principalmente no que diz respeito a seguir à risca as especificações recomendadas para a execução do projeto da forma como realmente foi idealizado.

Em síntese, esse relatório de informações é essencial para a realização de forma efetiva de qualquer projeto, mas, principalmente, de projetos de comunicação, em que o objetivo principal é transmitir uma mensagem. Um briefing completo torna a transmissão dessa mensagem mais eficiente e sem ruídos, passando a impressão ideal. Por isso, um projeto completo exige um briefing bem elaborado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *