Inteligência artificial no marketing

Há apenas alguns anos, se falava de inteligência artificial apenas como a trama de algum filme de ficção científica onde robôs dominavam a terra, mas hoje a conversa é muito diferente. As pesquisas sobre inteligência artificial cresceram tanto nos últimos anos que os seus usos práticos já estão aparecendo, inclusive no marketing.

Antes de explicarmos sobre como a inteligência artificial pode ser usada no marketing, é importante definirmos o que é inteligência artificial. O termo é usado quando conseguimos fazer que uma máquina imite o comportamento humano. Só que não no sentido de apenas trabalhar, como já é usada desde a revolução industrial, mas uma máquina que pode aprender sozinha e melhorar no seu trabalho, assim como um humano — muitas vezes melhor do que um humano.

Em 2015, a agência M&C Saatchi criou a primeira campanha em pôster feita exclusivamente por inteligência artificial. Vários anúncios eram gerados enquanto a câmera analisava a reação das pessoas, se a reação fosse positiva, o anúncio era reforçado. Se negativa, era descartado. Com isso, o anúncio era capaz de aprender com os seus próprios erros.

O case da M&C Saatchi é inovador e pode ser considerado o futuro da propaganda, mas já existem soluções para o presente. As mais importantes são:

1. Prever o comportamento do consumidor.
Com os dados que a inteligência artificial pode coletar, podemos prever todo o comportamento do consumidor. Como ele prefere receber comunicação? Como ele prefere comprar? Tudo isso é respondido.

2. Automação no atendimento.
Esse já é utilizado em diversos setores do mercado há algum tempo, mas só agora o consumidor pode não perceber que está sendo atendido por uma máquina.

3. Não cometer erros.
Esse é um dos usos mais importantes da inteligência artificial. Com a enorme coleta de dados, conseguimos prever se uma campanha será bem recebida ou não.

Estes são apenas alguns exemplos do que a inteligência artificial pode fazer no marketing. Enquanto a adoção dela ainda se resume a setores altamente ligados à tecnologia, no futuro ela será utilizada para tudo.

A Socci é uma agência focada em trazer soluções eficientes de comunicação aos seus clientes, desde o plano tático até o desenvolvimento de ações. Entre em contato com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *