O seu maior concorrente é o problema do seu cliente

A primeira coisa que precisamos pensar antes de fazer qualquer análise de negócios é uma pesquisa sobre os nossos concorrentes. Quem são os seus concorrentes? O que eles fazem de diferente da sua empresa? O que fazem melhor? O que fazem pior? Todas essas perguntas são importantes para montar um bom modelo de negócio, porém e se a pergunta não for quem são os seus concorrentes mas o que é?

Independentemente do que você venda, o seu produto é uma solução para algum problema do cliente, por isso entender todos os obstáculos que seu cliente tem para chegar na solução deste problema é muito importante.

Se o seu foco for em seus concorrentes, talvez você só conseguirá fazer um produto ou serviço um pouco melhor do que eles já fazem, ignorando o que o seu cliente precisa. A sua empresa deve remover os obstáculos que o cliente enfrenta para chegar ao seu produto, eles são os seus maiores concorrentes.

Remover estes obstáculos não é um tarefa fácil, por isso é necessária uma boa análise sobre toda a jornada do seu consumidor até ele chegar no seu produto, algo que você nunca conseguiria focando apenas nos concorrentes.

A maior revelação desta análise é entender tudo que pode atrapalhar o seu consumidor, mesmo que não esteja relacionado ao seu produto. Se você vende produtos naturais, talvez as armadilhas dos industrializados sejam um problema, por exemplo. Entender onde está cada problema que pode ser enfrentado te prepara para criar uma jornada tranquila para o seu consumidor.

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