Principais tendências do marketing digital para 2021

Você sabe as principais tendências para o Marketing Digital em 2021?

Vídeos curtinhos, integração das lojas virtuais e redes sociais e muito mais são algumas tendências de marketing digital para 2021.

Confira o texto que fizemos sobre o assunto:

1. Vídeos curtinhos

Não podemos desconsiderar os sucessos dos vídeos curtos em 2020. Vídeos de danças, desafios, dublagens e afins arrebentaram no Tik Tok e foram para o Instagram e Facebook consequentemente. Algo que era uma brincadeira de jovens, caíram no gosto do público de todas as idades e de marcas.

Lembram do case do suco Ocean Spray com o skatista Nathan Apodaca? Pois é, bombou e virou case. O cara inclusive ganhou uma caminhonete cheia de sucos, pois obteve milhões de visualizações, promovendo assim a marca.

Esse boom dos vídeos curtos não deve acabar, principalmente pelo lançamento do Reels do Instagram. O Insta mudou layout inclusive para dar mais evidência ao Reels.

Com certeza vale a pena investir nisso para sua marca, que será uma das grandes tendências para o marketing digital em 2021.

2. Lojas virtuais integradas com Redes Sociais

Esse ano chegaram os pagamentos do WhatsApp e melhorias do Instagram Shopping. Teve também mudança de layout no Instagram voltado para dar mais destaque ao Insta Shopping.

Muitas empresas esse ano começaram a vender pelas redes sociais, até pela limitação das vendas presencias em decorrência da pandemia.

As redes sociais devem investir e desenvolver ainda mais tecnologias e melhorias para quem busca vender online e cada vez mais integrada a plataformas de lojas virtuais.

A venda online deve continuar muito forte e integrada com as redes sociais deve seguir como tendência para o marketing digital em 2021.

3. Lives e transmissões ao vivo

Em 2020, vimos diversas lives, de tudo quanto é assunto. A tendência é que as marcas mantenham essa prática, mesmo com um grande números de lives brigando pelo mesmo espaço.

Porém as redes sociais dão muito relevância a esse tipo de conteúdo, por isso a importância de pensar em como criar lives atrativas, mesmo que em menor escala.

4. Utilização da pesquisa por voz

Isso também foi uma tendência em 2020 e deve se manter forte entre as tendências de marketing digital para 2021.

Esse ano teve um aumento expressivo nas vendas dos aparelhos com essa tecnologia e do uso da pesquisa por voz, e ano que vem deve ter um aumento de até 50%, segundo alguns institutos de pesquisas.

Cada dia que passa são lançados mais dispositivos como Google Home, Alexa e afins. Cada vez melhores e mais precisos.

5. Uso do ChatBot

Falando em chatbot, primeira coisa que vem a mente é aquele robô chato que te responde automaticamente e não resolve seu problema. Porém com o aumento de tecnologia, sistemas inteligentes e complexos vem aí para se relacionar com o cliente de maneira bem natural.

Tanto é que o Facebook não para de investir em seu ferramenta de chatbot do WhatsApp Business e do Messenger.

Com isso, o relacionamento entre a empresa e o cliente ficará bem mais eficiente.

6. Investimento mais forte em marketing digital

Ano a ano o investimento de marketing digital vem crescendo mais e mais.

Com a pandemia, as empresas perceberam cada vez mais que precisam e deve melhorar todo seu processo de venda online, marketing digital e captação de leads online.

Não dá para depender de uma coisa só, de uma loja aberta em um ponto bom, de boas indicações ou até de bons vendedores.

E com essa concorrência, deve aumentar os custos dos anúncios (já que são leilões) e vai obrigar todo mundo a investir mais e com mais qualidade.

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5 Tendências de Marketing Digital para 2020

5 Tendências de Marketing Digital para 2020

Quando falamos em 5 tendências de marketing digital para 2020, tenha certeza que será um ano com muitas novidades.

Portanto, é essencial estarmos atentos a esse ambiente em constante mudança, para poder identificar novas tendências, mudanças de comportamento e surgimento de novas tecnologias.

Com isso, listamos 5 tendências do marketing digital para 2020:

1. Fortalecimento do SEO:

Outra tendência do marketing digital em 2020 é o reconhecimento ainda maior do trabalho de SEO – otimização de sites para mecanismos de busca, responsável pela conscientização orgânica de uma marca nas páginas de resposta dos principais mecanismos de busca, como Google e Bing.

Em tempos de aumento dos custos de mídia, a presença orgânica desempenha um papel cada vez mais importante nas estratégias de marketing digital. Além de reduzir custos através da mídia de pagamento, o tráfego de pesquisa orgânica é extremamente qualificado.

As técnicas de SEO estão melhorando rapidamente à medida que os algoritmos do Google são atualizados para se adaptar aos novos hábitos do consumidor e às novas tecnologias que surgem todos os dias. Outra tendência para 2020 é o crescente uso de sofisticadas ferramentas de SEO.

2. Google Meu Negócio com mais destaque:

Uma tendência do marketing digital em 2020 que não devemos remover da lista será um crescimento ainda mais rápido para o Google Meu Negócio no Brasil, uma mudança que vimos em 2019 e que será em 2020 deve continuar. O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que se tornou um aliado importante na divulgação de empresas locais, pois garante uma excelente presença nas páginas de resposta do Google, sem nenhum custo.

A ferramenta tem novos recursos adicionados quase mensalmente e esses recursos estão atraindo cada vez mais empresas . À medida que novas empresas ingressam, a competição pela excelência nas páginas de resposta do Google e do Google Maps também se intensificará, forçando as empresas a melhorar as técnicas de otimização do Google Meu Negócio.

3. Pesquisa por voz:

Os assistentes de voz já são uma realidade em muitos países e também estão crescendo aqui no Brasil. Alexa, Siri e Google ajudam a encontrar, enviar mensagens, ler textos e ter alta prioridade em marketing digital.

A pesquisa por voz está aumentando rapidamente. Para se ter uma ideia, existem pesquisas que dizem que até 2020 50% das pesquisas serão de voz. Portanto, otimizar o mecanismo de busca por voz da sua empresa, será fundamental nos próximos anos.

Lembre-se sempre de como a pessoa fala para procurar algo, e não como ela escreve essa pesquisa. Procure usar perguntas, costuma ser mais eficiente. Quem otimiza com mais qualidade ganha as primeiras posições na pesquisa orgânica.

4. Uso de Aplicativo de Mensagem Privada:

Embora muitas pessoas ainda acreditem que os aplicativos de mensagens sejam usados ​​apenas para se comunicar com amigos e familiares, eles têm sido uma ferramenta de marketing digital muito útil para a empresa conversar com seu consumidor individualmente.

Muitas empresas usam esse tipo de mensagem em vez de email para enviar mensagens personalizadas e até mesmo enviá-las a grupos. O WhatsApp é a plataforma campeã para isso. Em outubro de 2019, o aplicativo tinha 1,6 bilhão de usuários. Facebook Messenger é outro com milhões de usuários ativos.

Como passamos muito tempo com esses aplicativos, as empresas já estão usando alguns para criar anúncios patrocinados. Pode ser uma ótima ideia implementá-lo em sua empresa.

5. Influenciadores Digitais:

Os influenciadores digitais tomaram seu lugar como elementos para a distribuição e promoção de marcas, e uma das tendências do marketing digital na área de redes sociais em 2020 é que o uso de influenciadores digitais em campanhas online está aumentando.

A pesquisa mostrou que as pessoas aceitam as recomendações de uma pessoa para produtos e serviços muito mais do que aquelas feitas por meio de propaganda. É exatamente aí que os influenciadores digitais entram.

Este é um mercado que cresce rapidamente no Brasil e no mundo e, ao mesmo tempo, está se tornando cada vez mais profissional. A popularidade nas principais redes sociais do Brasil é alcançada hoje por meio de muita tecnologia e investimentos. Uma das tendências em 2020 é que os micro-influenciadores têm menos seguidores, mas são bastante relevantes em um determinado nicho de mercado.

E você? Preparado para o marketing digital em 2020? Comente 🙂

O que você pode aprender com o Marketing de Experiência?

O Marketing de experiência tem sido uma das maiores ações publicitárias usadas para destacar marcas em um cenário tão competitivo e digital. O grande conceito dessa ação é despertar emoções e a sensibilidade do consumidor, apresentando a ele opções prazerosas, diferenciadas e memoráveis.

A sua empresa pode oferecer diversas experiências positivas para o consumidor, seja transformando o seu caminho de compra, solucionando problemas para ele ou até mesmo proporcionando a criação de memórias afetivas, e isso pode acontecer tanto no ambiente físico quanto no digital.

Esse tipo de ação não é exclusiva para grandes corporações, pequenas e médias empresas também conseguem criar uma ambientação estimulante, basta usar a criatividade e expandir o conceito da marca para o público.

No início de outubro, a Nestlé lançou a primeira flagship da marca KitKat no Brasil, a Kit Kat Chocolatory. A loja já existe em outros países e teve sua unidade brasileira inaugurada em São Paulo, no Shopping Morumbi.

A loja conta com todo o portfólio da marca, assim como produtos importados e 17 sabores diferentes do chocolate mais vendido da Nestlé. Com foco em personalização, o lugar se propõe a explorar a experiência do usuário dentro da flagship. Na unidade, é possível criar seu próprio KitKat, customizar a lata que embala os produtos e até imprimir sua foto no chocolate.

Loja conceito Kit Kat

De acordo com o executivo da marca: “Você precisa dar motivos para que o consumidor venha até a loja, precisa oferecer coisas muito únicas, que ele não pode encontrar em outro lugar”. E é exatamente isso que a Nestlé oferece para quem conhece a Chocolatory, uma experiência única e em um ambiente “instagramável”, ou seja, ideal para criar conteúdos em uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram.

Para colocar o marketing de experiência em prática, faça pesquisas de mercado, trace suas personas e entenda qual impulso sentimental as leva a adquirir seu produto ou serviço. A partir daí, crie estratégias e as surpreenda com ações que serão lembradas futuramente toda vez que elas pensarem em comprar uma mercadoria como a sua.

A importância de habilidades cognitivas em um mundo cada vez mais digital

Em um mundo onde cada vez mais máquinas ganham espaço na transformação digital, conectar profissões voltadas para a área de Humanas é de extrema importância para agregar características pessoais onde só há impessoalidade e precisão.

Com cada vez mais demanda e tecnologia, será comum encontrar máquinas e inteligência artificial errando, para isso é necessário moldar a base de ensinamento dos sistemas. Homens e máquinas são distintos por fatores como comunicação, criatividade e inteligência social, ou seja, todo o pessimismo voltado para o possível desaparecimento de algumas profissões, torna-se questionável.

A tecnologia veio pra ficar e moldar antigos meios de vida e trabalho, a evolução é constante desde que nos entendemos por gente, e há milhares de anos continuamos sobrevivendo e aprendendo. O segredo da mudança é a adaptação!