Melhores praticas de SEO para imagens

Além de escrever textos atraentes, também é fundamental escolher e otimizar imagens para que um site seja bem ranqueado em buscadores como o Google, aparecendo no topo das pesquisas.

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que os robôs do Google também fazem a leitura das páginas de um site. No entanto, diferentemente de nós, eles visualizam tudo na forma de códigos e, por isso, otimizar imagens também é uma técnica de SEO.

Dessa forma, se a estrutura dessas páginas é feita com os códigos certos, as chances de se posicionar bem aumentam.

Como otimizar imagens?

Ao selecionar aquela foto chamativa é necessário nomeá-la de acordo com o tema abordado. Por exemplo: se seu texto possui uma palavra-chave específica, a imagem deste artigo deve ser renomeada com essa keyword. 

Mas aí vai uma dica valiosa! Quando salvar a foto, não use acentos, separações ou pontos no nome do arquivo.

Outro aspecto importante trata a respeito de descrição e legenda. A legenda é a frase informativa que “fala” sobre a imagem e, de forma geral, aparece logo abaixo da foto escolhida.

A descrição, por mais óbvio que pareça, tem o papel de descrever a imagem. Essa função é fundamental para quem tem algum tipo de deficiência visual.

Mas existe alguma técnica para otimizar imagens? 

Sim! Há dois aspectos mais técnicos para esse processo de otimização, que são o ALT e a title.

A title é o nome do documento. A título de curiosidade, quando passamos o mouse por uma foto publicada, a title aparece. 

A tag ALT, por sua vez, nada mais é do que o texto alternativo, que será lido pelo Google. Ele descreve a imagem, é curto, possui no máximo 125 caracteres e deve contar com a palavra-chave do seu artigo. 

Como é possível perceber, não são apenas os textos que fazem um site ser considerado bom. Imagens escolhidas a dedo e otimizadas também melhoram a experiência do usuário!

Mas e aí, está pronto para colocar tudo isso em prática e bombar suas fotos?