Mídias Sociais x Redes Sociais

post

Em 2015, todo mundo está conectado. Empresas e clientes ligados por likes, comentários, RTs, regrams e tantos outros. Entre posts institucionais, frases motivacionais e eventos, será que as marcas estão nas redes sociais ou nas mídias sociais?
A palavra “social” está em ambos os termos e, recorrendo ao dicionário Michaelis, ela significa “Pertencente ou relativo à sociedade.”. Desde que nascemos, estamos em um constante processo de “socialização”, do choro ao texto publicado em um blog, todas são formas de nos relacionar com outras pessoas.
As redes sociais existem dentro e fora da internet, e podemos defini-las como estruturas sociais compostas por pessoas com interesses e objetivos em comum. Ou seja, uma sala de aula pode ser uma rede social, porque lá estão reunidas pessoas com os mesmos interesses. Já as mídias sociais estão apoiadas na tecnologia para compartilhar conteúdo, seja ele texto, imagem, vídeo ou outro, e permitem uma rápida interação com quem recebe esse conteúdo.
É por meio das mídias sociais que construímos redes sociais e compartilhamos conteúdo. De acordo com Sandra Turchi, diretora de marketing da Boa Vista Serviços (SCPC), coordenadora e professora do curso “Estratégias de Marketing Digital” da ESPM, para a revista PEGN: “As mídias sociais são o meio ou ferramenta para se comunicar”. Ainda para a mesma publicação, Thales Brandão, professor da Faculdade AGES e editor-executivo do Portal CidadeMarketing, complementa: “Mídias sociais associam-se a conteúdos (textos, imagens e vídeos, entre outros) gerados e compartilhados pelas pessoas nas redes sociais”.
Na hora de definir se é rede ou mídia social vale à pena fazer a pergunta: a intenção é apenas compartilhar conteúdo ou criar relacionamento? O Facebook e o Twitter, por exemplo, podem ter ambas as funções. Se a intenção é apenas compartilhar conteúdo, pode-se chamar de mídia social, mas se a intenção é seguir pessoas e criar interação com elas, pode-se chamar de rede social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *