Saiba como o marketing de conteúdo pode ampliar a projeção do seu negócio

Nos dias de hoje, muito se fala em marketing digital e, entende-se por isso: google ads, social ads, mídia programática e outras formas de publicidade paga em plataformas online. Porém, marketing digital é uma estratégia muito mais ampla e complexa e uma de suas principais ferramentas é o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação que foca em levar conteúdo relevante para o público-alvo no momento que ele mais precisa da informação.

Por meio de informações interessantes, curiosas, úteis, educativas ou informativos você vai alimentar seus canais (site, landing page, blog, ebooks, emails e redes sociais) com textos, vídeos, fotos, listas que provoquem o engajamento da sua base de seguidores e de outras pessoas que têm o perfil adequado para consumir seu negócio ou serviço.

A ideia é que os usuários cheguem ao seu conteúdo quando estiverem buscando assuntos e/ou interesses que gostem ou precisam, mas não necessariamente uma busca direta no Google.

Por exemplo, uma pessoa começou a se interessar por educação financeira para organizar suas próprias finanças. Pesquisando esse conteúdo, o usuário se depara com um texto de blog “Por onde começar a organizar sua financeira” ou um vídeo “5 dias para organizar uma vida financeira hoje”. Esses conteúdos são informativos e educativos. Por meio deles, o internauta vai ter uma informação “valiosa” e vai confiar naquela fonte (blog ou canal de Youtube) para se informar.

Com o passar do tempo, esse usuário se tornará um seguidor e será alimentado com outras informações desses canais. Suponha que esses canais sejam de uma empresa de investimento. Quando esse seguidor estiver com a vida financeira em ordem e decidir investir, há muito mais chances de investir com uma empresa que já conhece, que forneceu conteúdo relevante do que com uma corretora desconhecida ou com a qual ele não tem nenhum vínculo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia para agregar valor à sua marca e serviço e posicionar seu negócio como uma “autoridade” em seu nicho de atuação.

Entre os benefícios que o marketing de conteúdo promove, estão:

  • Maior presença digital – sua empresa passa a ser mais conhecida no meio digital.
  • Aumento de tráfego do site – a procura por saber mais sobre sua empresa aumentou, consequentemente, as visitações no site também.
  • Ampliação do engajamento nas redes sociais – quanto mais relevante for seu conteúdo maior será a possibilidade do conteúdo ser curtido, compartilhado e comentado.
  • Promove sua marca ao posto de “autoridade” – os conteúdos especializados impulsionam tem uma tendência a ter uma maior busca e, cada vez mais, o seu conteúdo será rankeado como conteúdo “mais indicado” pelo Google sobre aquele assunto. Dessa forma, seus canais ganham relevância como fonte confiável na sua área de atuação. Criar conteúdo relevante exige experiência e planejamento para produzir um material assertivo e eficiente que cumpra esse propósito. Entre as etapas desse planejamento, é preciso fazer avaliação de persona, tom de voz, assuntos que estão em alta e podem servir de gancho para abordar um tema relevante. Além disso, é necessário identificar os melhores canais e produzir os conteúdos nos formatos e na linguagem adequada à cada plataforma. O ideal é contar com profissionais experientes para desenvolver um plano de atuação que trará mais visibilidade e valor ao seu negócio.